Para mim, festejos passam sempre por uma boa conversa entre amigos!

Há tantas definições para festejos como há para "amigos", é bem verdade

mas eu se puder escolher, gosto de reunir os amigos à mesa, num ambiente

calmo, boa música ambiente,  bom...!

O que é certo é que ontem a discussão versou entre outras coisas,  sobre Blogs e a diferença entre amizades e amiguismos!

Muito filosófica, muito acesa e muito produtiva também, sendo que a única que tem um blog sou eu

logo, a única a poder falar com conhecimento de causa.

- Diz um;

Aristóteles dizia que a verdadeira amizade é aquela que se fundamenta na virtude e que é preciso diferenciá-la daquela outra que se fundamenta na utilidade.

Hoje em dia em nome do amiguismo cometem-se as mais graves injúrias contra a amizade. E isso é visível nos blogs.

Lá paixões obscuras disfarçam-se sob a sua pele, e habituamo-nos a utilizá-la  e deste modo chamamos "amigo" a qualquer um, segundo a necessidade, convertendo assim a amizade em vitima das nossas necessidades. Quando a necessidade desaparece, a amizade acaba porque já se sabe, rei morto, rei posto...

- Digo eu,

Mas isso acontece em qualquer tipo de relacionamento, virtual ou não!

- Diz outro;

A amizade sempre suscitou reflexões e discussões das mais variadas. É um componente essencial da nossa vida e filósofos de todas as épocas reflectiram sobre ela; Confúcio com os seus cinco tipos, Senéca nas suas cartas a Lúcio,  Descartes, ...mas para além das diferenças, existe algo em comum que nos permite falar de amizade em qualquer época e contexto.

- Contrapõe Outro;

 Sócrates, defendia que os maus não se podem amar uns aos outros; como nos blogs a maioria dos perfis é falsa , logo aquilo tudo não pode ser confundido com amizade. Mais do que sustentada por um bom sentimento,  a  amizade comporta uma ética!

E quem te diz a ti que nos blogs essa ética não existe? refuto eu,

-Vocês surpreendem-me pelas frases feitas e pelo ouvir dizer....

A amizade, alguém já definiu como sendo, o conforto indiscutível de nos sentirmos seguros com uma pessoa, sem ser preciso pesar ou medir o que se diz e eu, posso garantir-vos que nos blogs também criei amizades assim até com pessoas que fisicamente não conheço!

Diz outro;

Já que estamos numa de frases feitas, Francis Bacon escreveu que, Quem se comporta gentil e cortesmente com o estrangeiro é um cidadão do mundo.

Ok, Podem não acreditar mas é a pura verdade e, Francis Bacon, também escreveu que a leitura, torna o homem completo, a conversação torna-o ágil, e o escrever dá-lhe precisão.

Comecem a ler blogs e depressa mudam de opinião!

Viver é correr riscos, é interagir, é optar.

Viver faz-se de momentos, de risos, de cumplicidades e também de blogs, porque não?

Herman Hesse diz que " A amizade é identificação e diferença"  e, embora eu não aprecie por aí além as obras dele, subscrevo por inteiro esta frase.

Bom,.... depois a conversa estendeu-se por livros, autores , estilos.....etc, etc, etc!

Não sei se convenci ninguém mas, ficou-me a certeza de que eles não têm ideia do que estão a perder, ao condenar de antemão este mundo dos blogs.

Não têm ideia dos amigos que eu já fiz por "aqui", nem dos momentos e surpresas porque aquí passei!

Um deles aconteceu ontem e ficou a dever-se a uma " Amiga Virtual "  Aquariana, por quem eu ponho as mãos no fogo, e que me levou a interagir com um espaço muito interessante.

Um muito Obrigado, à malta do INTERVALO PARA CAFÉ.

(Além de umas boas gargalhadas, ainda puseram à minha disposição um batalhão de Bombeiros)

Obrigada Meninas!!

 

 

 

Ps- Xiiiii que post chato.....

 

 

publicado por Subjectividades às 11:57