Bem, meus amigos  fui de fim de semana para o Alentejo. Ás seis da manhã vou despedir-me do meu filho e ouço-o dizer-me meio ensonado - Vá lá mãe, vê se não te deixas roubar lá para o Alentejo! Eu respondo- Ora, quem é que ia querer roubar este traste!?!

Dou-lhe um beijo e já vinha a sair ele diz-me - Mãe! tu ainda és muito bonita!

Fiquei tão espantada que parei no meio do quarto e disse-lhe Ah? repete lá!

- Ele vira-se para o lado e resmunga, ora tu ouviste!!

Juro, naquele momento senti-me lindaaaaa! Agarrei nas minhas coisas e antes de sair fui dar uma mirada no espelho! - Bonita eu, digo toda vaidosa!

Acreditem não é falsa modéstia, mas eu não sou mesmo nenhuma beleza, tenho um rosto perfeitamente vulgar mas ouvir dizer isto a um puto de dezoito anos, aquela idade em que tudo ainda é só preto ou branco, que ainda por cima herdou de mim a reserva, devolveu-me uma imagem bonita mesmo. Fiquei bem , vaidosa, feliz e pensei cá para mim - Oxalá meu filho tu consigas sempre, discernir a beleza para além do conceito, do estereotipo, ir além da primeira impressão, do primeiro olhar.

Quantas vezes nós conhecemos mulheres lindíssimas mas que quando abrem a boca perdem a beleza toda, mas algumas vezes, nesse tipo de belezas, se olharmos bem percebe-se uma ingenuidade verdadeira que acaba por esbater aquela primeira impressão. Ou então homens bonitos, que sabem que o são e por consequência são arrogantes ao extremo e quantas vezes, num olhar mais aprofundado nós descobrimos a extrema insegurança que se esconde naquela fachada, ou até quando dizemos porra! que feio(a) e no entanto com a convivência apercebemo-nos que aquele invólucro, esconde uma pessoa linda e a suposta fealdade desaparece por completo!

Eu adorei ouvir o meu filho dizer que sou bonita, mas queria mesmo é que ele visse tudo e todos com olhos de ver! A beleza como quase tudo na vida é subjectiva. Este simples texto aqui, vai ser objecto de diversos olhares. O Luís por exemplo vai vê-lo á luz do amor que ele sente pelo filho, a Mel vai dizer como disse ontem, no post dela que quem feio ama, bonito lhe parece, a Bichana vai dizer parabéns, porque ela sabe, ela percebeu que há um ano atràs eu não conseguiria abrir-me assim aqui, a Jianna provàvelmente vai dizer o mesmo à mãe dela, a Caty que está à espera de bebé vai sonhar com o momento em que o filho lhe vai dizer o mesmo, a Emanuela vai entender as mensagens todas, a minha amiga cheirosa e indiscreta também, mas além disso vai dizer que estou a estender-me demais, todos vocês, verão isto a uma luz diferente e outros haverá até, a quem isto não dirá rigorosamente nada mas, é nesta diversidade de olhares que reside o encanto maior de nós humanos.

Eu chamei-lhe partilhar porque a minha intenção foi essa mesmo. Partilhar aqui convosco um momento bonito, inesquecível, um momento que me deixou muito mais que bonita, belíssima.....!!!

 

 

Ps- E isto é para o jmack, adorei rever o teu Alentejo.

 

publicado por Subjectividades às 09:49